SANDRA FELZEN
BRAZILIANS IN FLORENCE - RUY SAMPAIO
(text in Portuguese)
Curator
Rio de Janeiro, February 2019
IMMERSED LANDSCAPE - JAIR DE SOUZA
(text in Portuguese)
Designer and Art Director
Rio de Janeiro, December 2016
PRESERVATION AND CHANGE - GRACIELA KARTOFEL
Art Historian, Curator and Critic
New York, June 2009
(text in Portuguese)
Journalist
Rio de Janeiro, 2006
(text in Portuguese)
Artist and Teacher at the Centro de Letras e Artes of UNIRIO
Rio de Janeiro, 2004
FAR BEWOND THE GARDEN - ORLANDO MOLLICA
(text in Portuguese)
Artist and Teacher at the Escola de Artes Visuais
Rio de Janeiro, May 2001.
(text in Portuguese)
Art Critic
Rio de Janeiro, October 1997
THE CANVAS, EARTH OF THE ARTS - ARMANDO MATTOS
(text in Portuguese)
Artist
Rio de Janeiro, October 1991
Curator, Critic and Teacher at the Art Department of City College
New York, May 1989
PAINTINGS AND STUDIES - AVRON J. SOYER
Artist and Teacher at New School
New York, July 1986
BRASILEIROS EM FLORENÇA
Já nos passos iniciais da imprimadura, o quadro de Sandra recebe tratamentos de meticulosa intencionalidade. Ora é a impregnação com têmpera vinílica, sobre cujos pigmentos a cor do entintamento principal comporá, mais tarde, as nuances de uma veladura. Ora o esgarçamento de uma área da tela que gerará, sob as futuras camadas de cor, uma pontuação textural. Ora uma colagem de tecido que, momentos adiante, se incorporará ao óleo da superfície, na delicadeza de um marouflage.
Óleo, sim, para surpresa de muitos, já que a Pintora é dos poucos entre nós, a permanecer obstinadamente alheia às tentações da tinta acrílica.
Somente em seguida a todo esse trabalho estruturador - onde a construção da pintura se processa do âmago para superfície – virá o pastel oleoso, manejado com uma sensibilidade muito próxima da pintura rayonista.
Parentesco que se sugere pelos achados de uma luz fluente, infiltrada por entre os planos da composição. Essa mobilidade cromática, dissolvendo aqui, acentuando ali, os contrastes tonais, concerta-se ao preciso contraponto de um fazer orgânico e depurado.
RUY SAMPAIO
Rio de Janeiro, Fevereiro 2019