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 BRAZILIANS IN FLORENCE - RUY SAMPAIO 

(text in Portuguese)

Curator

Rio de Janeiro, February 2019

 IMMERSED LANDSCAPE - JAIR DE SOUZA  

(text in Portuguese)

Designer and Art Director 

Rio de Janeiro, December 2016

 PRESERVATION AND CHANGE - GRACIELA KARTOFEL 

Art Historian, Curator and Critic 

New York, June 2009

 AIR AND EARTH - MARCIA VITARI   

(text in Portuguese)

Journalist

Rio de Janeiro, 2006 

 

 ARVORECER - LOURDES NAYLOR   

(text in Portuguese)

Artist and Teacher at the Centro de Letras e Artes of UNIRIO  

Rio de Janeiro, 2004 

  

 FAR BEWOND THE GARDEN - ORLANDO MOLLICA 

(text in Portuguese)

Artist and Teacher at the Escola de Artes Visuais 

Rio de Janeiro, May 2001. 

 

 GERMINATIONS - MÁRIO MARGUTTI   

(text in Portuguese)

Art Critic 

Rio de Janeiro, October 1997

 

 THE CANVAS, EARTH OF THE ARTS - ARMANDO MATTOS 

(text in Portuguese)

Artist 

Rio de Janeiro, October 1991

 

 GEORGE PRESTON 

Curator, Critic and Teacher at the Art Department of City College 

New York, May 1989

 

 PAINTINGS AND STUDIES - AVRON J. SOYER 

Artist and Teacher at New School  

New York,  July 1986

BRASILEIROS EM FLORENÇA

 

Já nos passos iniciais da imprimadura, o quadro de Sandra recebe tratamentos de meticulosa intencionalidade. Ora é a impregnação com têmpera vinílica, sobre cujos pigmentos a cor do entintamento principal comporá, mais tarde, as nuances de uma veladura. Ora o esgarçamento de uma área da tela que gerará, sob as futuras camadas de cor, uma pontuação textural. Ora uma colagem de tecido que, momentos adiante, se incorporará ao óleo da superfície, na delicadeza de um marouflage.

 

Óleo, sim, para surpresa de muitos, já que a Pintora é dos poucos entre nós, a permanecer obstinadamente alheia às tentações da tinta acrílica.

 

Somente em seguida a todo esse trabalho estruturador -  onde a construção da pintura se processa do âmago para superfície – virá o pastel oleoso, manejado com uma sensibilidade muito próxima da pintura rayonista.

 

Parentesco que se sugere pelos achados de uma luz fluente, infiltrada por entre os planos da composição. Essa mobilidade cromática, dissolvendo aqui, acentuando ali, os contrastes tonais, concerta-se ao  preciso contraponto de um fazer orgânico e depurado.

RUY SAMPAIO

Rio de Janeiro, Fevereiro 2019

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