top of page

 BRAZILIANS IN FLORENCE - RUY SAMPAIO 

(text in Portuguese)

Curator

Rio de Janeiro, February 2019

 IMMERSED LANDSCAPE - JAIR DE SOUZA  

(text in Portuguese)

Designer and Art Director 

Rio de Janeiro, December 2016

 PRESERVATION AND CHANGE - GRACIELA KARTOFEL 

Art Historian, Curator and Critic 

New York, June 2009

 AIR AND EARTH - MARCIA VITARI   

(text in Portuguese)

Journalist

Rio de Janeiro, 2006 

 

 ARVORECER - LOURDES NAYLOR   

(text in Portuguese)

Artist and Teacher at the Centro de Letras e Artes of UNIRIO  

Rio de Janeiro, 2004 

  

 FAR BEWOND THE GARDEN - ORLANDO MOLLICA 

(text in Portuguese)

Artist and Teacher at the Escola de Artes Visuais 

Rio de Janeiro, May 2001. 

 

 GERMINATIONS - MÁRIO MARGUTTI   

(text in Portuguese)

Art Critic 

Rio de Janeiro, October 1997

 

 THE CANVAS, EARTH OF THE ARTS - ARMANDO MATTOS 

(text in Portuguese)

Artist 

Rio de Janeiro, October 1991

 

 GEORGE PRESTON 

Curator, Critic and Teacher at the Art Department of City College 

New York, May 1989

 

 PAINTINGS AND STUDIES - AVRON J. SOYER 

Artist and Teacher at New School  

New York,  July 1986

AR E TERRA

 

Apesar de serem brasileiras, estas duas artistas têm em comum o fato de terem começado seus estudos em artes nos Estados Unidos e, a partir de um encontro que tiveram em Washington, se uniram por perceberem afinidades nos temas de interesse que desenvolvem em seus trabalhos: As cores da terra Brasil, seus verdes campos e florestas, sua natureza exuberante e caudalosa, céu azul na maior parte do ano. É o olhar do viajante que descobre seu país à distância. E, já que a compreensão da Natureza é o ponto de partida para a análise de qualquer sociedade – haja visto a produção tanto de naturalistas quanto de artistas que acompanhavam as expedições científicas no passado -  esta foi a maneira que estas duas artistas encontraram para falar do seu próprio país que tem a característica única de ser também nome de árvore.  

 

Patricia Secco faz exposições por vários países que intitula Chão Brasil e Revoada, por exemplo. Sandra Felzen, igualmente, deu título a duas de suas exposições de Germinações e Arvorecer. Nomes que procuram traduzir a preocupação com o meio ambiente. Elementos que perpassam as imagens que criam. Inspiração para telas que exibem o belo insinuado em objetos artísticos. São os  tons vibrantes da natureza que expressam através de  pesquisas de texturas onde utilizam vários materiais para alcançar este fim. Efeitos de luz. São cores tropicais e de muita intensidade, sem deixar, no entanto, de transmitir equilíbrio e harmonia.

MARCIA VITARI

Rio de Janeiro, 2006

COPYRIGHT © 2020 SANDRA FELZEN

SITE BY DAFNE ROZEN

bottom of page