top of page

 BRAZILIANS IN FLORENCE - RUY SAMPAIO 

(text in Portuguese)

Curator

Rio de Janeiro, February 2019

 IMMERSED LANDSCAPE - JAIR DE SOUZA  

(text in Portuguese)

Designer and Art Director 

Rio de Janeiro, December 2016

 PRESERVATION AND CHANGE - GRACIELA KARTOFEL 

Art Historian, Curator and Critic 

New York, June 2009

 AIR AND EARTH - MARCIA VITARI   

(text in Portuguese)

Journalist

Rio de Janeiro, 2006 

 

 ARVORECER - LOURDES NAYLOR   

(text in Portuguese)

Artist and Teacher at the Centro de Letras e Artes of UNIRIO  

Rio de Janeiro, 2004 

  

 FAR BEWOND THE GARDEN - ORLANDO MOLLICA 

(text in Portuguese)

Artist and Teacher at the Escola de Artes Visuais 

Rio de Janeiro, May 2001. 

 

 GERMINATIONS - MÁRIO MARGUTTI   

(text in Portuguese)

Art Critic 

Rio de Janeiro, October 1997

 

 THE CANVAS, EARTH OF THE ARTS - ARMANDO MATTOS 

(text in Portuguese)

Artist 

Rio de Janeiro, October 1991

 

 GEORGE PRESTON 

Curator, Critic and Teacher at the Art Department of City College 

New York, May 1989

 

 PAINTINGS AND STUDIES - AVRON J. SOYER 

Artist and Teacher at New School  

New York,  July 1986

ARVORECER

 

Apesar de perseguir uma temática brasileira, a influência de várias culturas está presente na obra de Sandra Felzen. Poderia se dizer que estamos diante de uma obra realista, mas os troncos da artista parecem que foram retirados de um sonho e não de uma representação do mundo externo. À frente, os troncos em toda sua solidez. Ao fundo, as imagens diluídas como imagens do inconsciente. Tudo parece previsível, mas algo - em algum ponto - foge ao controle. 

 

Aos olhos menos atentos as obras poderiam parecer semelhantes, mas quando penetramos na tela vemos que cada trabalho tem uma construção própria, uma particularidade, uma força. As telas de Sandra Felzen são bordadas, desenhadas, coladas, pintadas e repintadas.  Um trabalho minucioso, original e singular. O mesmo trabalho paciente e secular da natureza. Os troncos são construídos por várias histórias sobrepostas, marcadas pela própria trajetória.

 

Estabelece-se uma profunda relação com a paisagem. São troncos sólidos que se tornam frágeis. O estranhamento surge das névoas, desestruturando o observador, que se identifica com aquela solidez e isolamento, com troncos que flutuam no espaço em busca de raízes que certamente existem, mas que não sabemos onde estão.

LOURDES NAYLOR

Rio de Janeiro, 2004

COPYRIGHT © 2020 SANDRA FELZEN

SITE BY DAFNE ROZEN

bottom of page